Conviver é a arte de se relacionar. Relacionamentos nem sempre são fáceis. Alguns tem que ser bem trabalhados e as vezes é necessário a ajuda de um especialista (um psicólogo). Com crianças pequenas não é diferente. Eles não conseguem entender certas situações do intervalo e acabam com agressões verbais e por vezes empregando meios físicos.
No entanto, a mediação do professor é muito importante para refletir o motivo de tal confusão. Ontem por exemplo, duas meninas do 4º ano estavam no intervado quando uma delas tocou o ombro da colega que imediatamente a segurou forte no pescoço. A criança agredida veio para a direção mancando. Ora, se o seu pescoço foi onde tudo começou, por que estava mancando? Por que não havia nenhuma marca em seui pescoço? A criança que apertou o pescoço não sabia porque o fez. Enfim, conversando, descobrimos muitas coisas. A criança que ao ser tocada no ombro revidou com o aperto no pescoço da amiga, não sabe porque reagiu dessa forma. Também comentou questões domésticas, mudança de casa, estado, escola, etc. A que estava mancando, pudemos perceber que é extremamente sensível, e que qualquer acontecimento pode ser um grande problema. Ambas foram ouvidas e por fim esclarecemos como elas deveriam ter agido e que deveriam considerar manter a amizade entre elas, dando uma nova chance à amiga que a machucou "de leve", diga-se de passagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário