quarta-feira, 1 de junho de 2011

Resolução de Conflitos entre as crianças

Conviver é a arte de se relacionar.  Relacionamentos nem sempre são fáceis.  Alguns tem que ser bem trabalhados e as vezes é necessário a ajuda de um especialista (um psicólogo). Com crianças pequenas não é diferente.  Eles não conseguem entender certas situações do intervalo e acabam com agressões verbais e por vezes empregando meios físicos.
 No entanto, a mediação do professor é muito importante para refletir o motivo de tal confusão.  Ontem por exemplo, duas meninas do 4º ano estavam no intervado quando uma delas tocou o ombro da colega que imediatamente a segurou forte no pescoço.  A criança agredida veio para a direção mancando.  Ora, se o seu pescoço foi onde tudo começou, por que estava mancando? Por que não havia nenhuma marca em seui pescoço?  A criança que apertou o pescoço não sabia porque o fez. Enfim, conversando, descobrimos muitas coisas.  A criança que ao ser tocada no ombro revidou com o aperto no pescoço da amiga, não sabe porque reagiu dessa forma.  Também comentou questões domésticas, mudança de casa, estado, escola, etc.  A que estava mancando, pudemos perceber que é extremamente sensível, e que qualquer acontecimento  pode ser um grande problema.  Ambas foram ouvidas e por fim esclarecemos como elas deveriam ter agido e que deveriam considerar manter a amizade entre elas, dando uma nova chance à amiga que a machucou "de leve", diga-se de passagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário